quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Até quando vamos legitimar um sistema penal falido???

Vagando por sites de notícias encontrei uma reportagem da Veja de 28/11/2007, a mais de um ano, cujo título é: "Presa, estrupada e torturada". O caso que à epóca tomou os noticiários do país era de uma adolescente de 15 anos que foi presa numa cela com trinta homens adultos. A garota permaneceu ali durante 24 dias, segundo a revista contra ela havia uma "acusação de ter tentado furtar um aparelho celular", porém nunca apareceu prova material que comprovasse tal fato, ou seja, a adolescente de suspeita foi transformada em criminosa sem demais explicações.
Só este fato mostra uma série de direitos violados por aqueles que justamente deveriam promover a sua proteção. Ahistória é absurda, chegando ao ponto de a polícia tentar "produzir provas falsas de que ela (a adolescente) teria 20 anos".

Ah, claro! Então se ela tivesse 20 anos tudo certo?!?!?! =/

Fiquei curioso para saber por onde anda (e o que faz?) Flávia Verônica Monteiro Pereira, 34, a delegada que autorizou a prisão da adolescente. O que encontrei foi um pedido de indiciamento realizado pela CPI do Sistema Carcerário, mas que datava de novembro de 2007...

Enfim, são casos como este e outros que nos fazem reafirmar a falência de um modelo penal que erigido com a insigna da "justiça" pune antes e sempre os mais pobres.

Revoltante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário