segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tonel Velho: patrocinador oficial da Virada Cultural

Nesse findi peguei o bonde e viajei pra Sampa com a galera da DCE/UFSC.
Fomos nos virar na cultura da maior cidade brasileira. De quebra ainda dei uma passada na casa da mãe pra dar aquele abração em todos, faz tempo que declaro esse desejo aqui.
Depois de quatro meses longe de Sampa foi bom revisitar alguns lugares, a cidade aparentemente continua a mesma, aparentemente.
Mas estava, tudo ali, o metrô, a população, o trânsito, a muvuca o caos. Tudo no seu devido lugar!
Essa foi a primeira vez que participei da virada cultural, já estive em outros eventos de rua na capital paulista, mas nada a meu ver se compara a esse, sobretudo pela disposição espacial que ocupa, os diversos eventos acontecendo na rua mesmo, além das performances pessoais. As melhores!!!
A população em sua diversidade (explicita!!!) ocupando os cantos da cidade.

Claro que não podemos esquecer as devidas críticas à forma que o evento assumiu e vem sendo administrado pela gestão "Kassab PSDB do DEMo", com investimentos cada vez maiores a tendência hoje observada é a forte centralização do evento nas àreas centrais , ficando cada vez mais longe da população que reside na periferia, tradicionalmente afastada da rede cultural.
____

A geral compareceu, tomou as ruas para dançar e se divertir com as opções que dispunha.
Que tal pras próximas viradas culturais exigirmos #transporte coletivo "de graça"?!?

Pelas ruas percebi uma galera bem heterôgenea como é típico em Sampa, tinha evento para todos os gostos, poderia pressupor uma resignificação do espaço público?, outra apropriação dos monumentos, das praças, das pessoas, dos corpos, do próprio urbano?
Pura diversão!!!



Fiquei bem surpreso com a mostra cinematográfica contando a história da cidade nas paredes do Pateo do colégio, da festa rave na av. Ipiranga, o jogo de luzes no Copan, da catedral da Sé refletindo ao som eletrônico, a igreja pulsava!Bom também estava o palco de música clássica no Vale do Anhangabaú, que vi de passagem!, a mostra circense num globo giratório na São Bento, Mutantes com pitada house em frente a bolsa de valores, Elza Soares no palco Samba, Cine Arouche lotado pra galera ver Godzila!
Tudo isso dividindo espaço com os moradores de rua que estavam todos ali, largados nas esquinas de sempre!

_____

Chegamos ao evento era umas 23h da noite (eu e o brother de todas as horas Thiago), percorremos a rota central da cidade regados a bebida da noite: Vinho Tonel Velho! Vendido por cambistas por todo o evento, supra sumo em garrafa de plástico! A felicidade ao alcance de todos! 3 pela bagatela de 10 pila!!!

Fomos assim, fazendo amigos pelo caminho, (re) conhecendo outros até as 7h da matina, ora aqui, ora ali, ora acolá, em busca da batida perfeita, antes do fim passamos numa sessão do cine Arouche pra tirar um cochilo ao som dos grunidos do Godzila (mas na verdade rolou mesmo Mary Poppins), fecho com chave de ouro!
Passa a régua malandro!

______

Do dia: "Alguma coisa acontece no meu coração que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João" (Sampa - Caetano Veloso)


8]

3 comentários:

  1. SP multicultural, que nem a música do Pentágono ^^^

    Seja bem-vindo ao meu caos, Nado :***

    ResponderExcluir
  2. ...

    e que porr* é aquele beijo ali atrás na segunda foto do post?

    ahushuahsuhashuas

    ResponderExcluir
  3. uhauhauhuha
    pois eh... eu vi depois...uhahuauh
    a galera apavorando nas ruas de sampa!!!

    bjao Grazi

    ResponderExcluir