terça-feira, 19 de abril de 2011

Todo dia era dia de índio!

____

Quem disse que dia 19 de abril é dia do índio!?!? 


Mas... se assim aponta meu calendário na parede, aproveito a data pra festejar (oi?) e posto aqui uma reportagem retirada da revista Carta Capital (leia na íntegra >>>Madeiras de Sangue<<<) sobre o avanço do desmatamento na região Amazônia e como tal questão tem destruído importantes reservas indígenas.


Como vocês podem imaginar, temos mesmo muito o que comemorar! 


o_O

________


Indústria do desmatamento ilegal avança para áreas intocadas da floresta amazônica e atinge território de índios isolados

O desmatamento ilegal na Amazônia tem crescido de forma acelerada nas últimas décadas e avança cada vez mais para dentro da floresta, chegando agora a territórios até então intocados onde vivem diferentes comunidades de índios isolados.
Uma das regiões mais afetadas pela ação ilegal de madeireiros é uma área onde vive o povo indígena awa, no Maranhão, segundo um relatório da Funai, de 2010. O levantamento informa que 31% dessa terra indígena foram devastados pelo desmatamento ilegal – o maior na região durante o período.
Outras comunidades sofrem com a destruição criminosa da mata. Imagens divulgadas pela Funai há algumas semanas mostram índios isolados que estão migrando para o Acre afugentados pela presença de madeireiros no lado peruano da fronteira.
E o encontro com as comunidades indígenas brasileiras não tem sido tranquilo. Desde 2006, aldeias são alvos de ataques e saques – tudo regado a uma boa porção de flechadas. É o caso dos kaxinauás que vivem às margens do rio Humaitá, uma das áreas onde o desmatamento no Estado é mais intenso.
Vítimas de sucessivas investidas, os indígenas do Acre, perplexos com o fenômeno que colocou índio contra índio, apelidaram os novos vizinhos de “os brabos”. De fato, nômades e ariscos, os ‘isolados’ não parecem nada dispostos a fazer amizade.
Segundo afirma Elias Bigio, coordenador geral de Índios Isolados da Funai, desmatamento é apenas uma das ameaças. “Além da exploração de madeira, tem o avanço da soja, a mineração, prospecção de petróleo e gás, e o narcotráfico.”


Frentes de proteção

Atualmente a Funai mantém 12 frentes de proteção. E ainda é pouco. Só no Acre são aproximadamente mil indígenas de quatro povos isolados, segundo o relatório produzido a partir das oficinas na terra indígena do Rio Humaitá.
Essas ações todas refletem uma nova política adotada pelo órgão desde 1987, explica o coordenador, Elias Bigio. “Contato com os índios sempre trazia para eles impactos danosos, como colonização, criação de fazendas distribuição de terras, violência e morte.”
“Optamos por ação de preservação e de não contato com essas tribos”, acrescenta. Aproximação de fato, diz Bigio, só em casos de urgência, quando grupos se encontram em situação de vulnerabilidade.

Eixo da destruição

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desmatamento da Amazônia cresceu 8% entre agosto e dezembro do ano passado, comparado ao mesmo período em 2009. Em números, foram 1.236km² de desmatamento.
Embora não seja possível dimensionar com exatidão, de acordo com o Ibama, a maior parte desse número é produto do eixo de destruição do chamado cinturão do desmatamento, que inclui os estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia. Estima-se que 20% da madeira ilegal que sai da Amazônia brasileira seja destinada ao mercado internacional.
Obras de infraestrutura na região também são alvos de críticas. Dois casos, em especial, são apontados como os de maior impacto: a estrada Interoceânica, ligando Rio Branco ao Peru, passando por Assis Brasil e os projetos de estrada, ferrovia e interligação energética (“linhão”) entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa (no Peru), que devem passar por dentro do Parque Nacional da Serra do Divisor e da Reserva Territorial Isconahua – além de morada de índios isolados, áreas de grande biodiversidade.

___________


E praqueles que ainda insistem em conceder um dia aos índios... 
É só botar o cocar e chamar a tribo...



Sentir vergonha alheia é pouco nesse caso!
¬¬'


____________________________________


Do dia: "Você apareceu do nada... " (Titãs)


8]

Nenhum comentário:

Postar um comentário