domingo, 24 de abril de 2011

O outro-Eu

______


____

Pra fechar o feriadão... posto dois testículos de responsa! 
Um do mestre Paulo Freire que me acompanha há algum tempo, sobre o qual sempre tento problematizar... repensar.. extrair qualquer novidade nas entrelinhas...

"
Estar disponível é estar sensível aos chamamentos que nos chegam, aos sinais mais diversos que nos apelam, ao canto do pássaro, à chuva que cai ou que se anuncia na nuvem escura, ao riso manso da inocência, à cara carrancuda da desaprovação, aos braços que se abrem para acolher ou ao corpo que se fecha na recusa. É na minha disponibilidade permanente à vida a que me entrego de corpo inteiro, pensar crítico, emoção, curiosidade, desejo, que vou aprendendo a ser eu mesmo em minha relação com o contrário de mim. E quanto mais me dou à experiência de lidar sem medo, sem preconceito, com as diferenças, tanto melhor me conheço e construo meu perfil.
"


____

O segundo é um poema do sr. Drummond, ao qual também sempre dedico algum tempo... , meio enamorado, num cortejo ainda tímido, mas que tem futuro...

"
Como decifrar pictogramas de há dez mil anos
se nem sei decifrar
minha escrita interior?

Interrogo signos dúbios
e suas variações calidoscópicas
a cada segundo de observação.

A verdade essencial
é o desconhecido que me habita
e a cada amanhecer me dá um soco.

Por ele sou também observado
com ironia, desprezo, incompreensão.
E assim vivemos, se ao confronto se chama viver,
unidos, impossibilitados de desligamento,
acomodados, adversos,
roídos de infernal curiosidade.
"


________


Ambos retratam essa conflituosa relação entre o eu e o outro, ou, entre o outro e o eu, ou ainda entre o outro-eu!

Enfim...
uma ótima semana a >>nozes<<... e a todos os outros!
_


Do dia: "Não vê, tá na cara, sou porta bandeira de mim..." (Marisa Montes)

8]

3 comentários:

  1. Olá, Nado!

    Não seriam dois teXtículos?
    Porque, se for teStículos mesmo, eu diria que você postou 4 de responsa, HEHEHE!

    Bjão e ótima semana :*

    ResponderExcluir
  2. auheuaheuh
    Boaaaa Grazi... C tah certa! uaheuahe
    Não sou muito bom em contas de mais...auheuahe

    bjão e ótima semana pra ti tb!

    ResponderExcluir