sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Será que podia ser você?!

Enfim, fui ao cinema assistir o filme de Fábio Barreto, "Lula, o filho do Brasil".
Confesso que relutei um pouco, sobretudo porque imaginei que este seria mais um daqueles globais, ao estilo de "2 filhos de Francisco" e tantos outros, disso não fugiu muito, sobretudo a fotografia e o apelo emocional, mas de um modo geral o filme surpreendeu em alguns aspectos.

Lula teve uma trajetória semelhante a tantos brasileiros moradores de São Paulo. Retirante nordestino que veio para a capital paulista em busca de uma vida melhor. O apelo publicitário passa por ai...
E se você, assim como eu, for morador de São Bernardo do Campo, certamente vai reconhecer as paisagens, as ruas, a igreja em que ele se casa. E se tiver mais que 40 anos certamente lembrará de ter vivido os fatos...está tudo lá, as greves... as rebeliões... tim tim por tim tim!

Outro fato de aproximação: ser metalúrgico no ABC! Até porque por essas bandas de cá todo mundo tem um filho, um tio, uma mãe, ou todos esses, que já trabalharam ou trabalham numa indústria metalúrgica.

São por esses e alguns outros motivos que "Lula, o filho do Brasil" parece a história de um vizinho, faz parte do cotidiano.

Para mim o destaque fica realmente com a interpretação da Glória Pires. Se alguém ainda lembra do seu papel em "Se eu fosse você 1 e 2", vai descobrir uma atriz diferente. Com um sotaque nordestino e com uma simplicidade que salta no olhar, ela é a estrela maior.

Acredito que em ano eleitoral o filme cumpri bem o seu papel, e deixa a impressão que além de ser do povo, o Lula podia ser você!

8]

2 comentários:

  1. Ah, poizé, ótima época pra esse filme, né :P
    Ainda não assisti, mas vou conferir depois do post. :D
    Tudo certo contigo?
    Beeijo!

    Fê - SSo ;) [só pra lembrar :P]

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê...por essas bandas de cá td certo!!!
    Digamos que foi um lançamento estratégico...huahuah
    Vlw pela visita...XD
    to acompanhando o seu tb!!!
    bju

    ResponderExcluir