quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Notícias de Corredor - parte 5


_______

A mídia como formadora de opinião tem um papel fundamental na construção da sociedade na qual vivemos. Juntamente com outras instituições como a família, a religião, a escola e outras, desempenha um papel ideológico que pode ser direcionado para manutenção ou combate ao status quo vigente. 

Também sabemos que este movimento não é linear e nem um processo que pode ser tomado como natural, que se realiza sem resistência, no qual apenas somos levados como que a deriva. Muito pelo contrário, podemos modificá-lo, intervir criticamente e tomá-lo vez por outra “de assalto”.

Como diz um ilustre amigo Tadeu: “A gente pode ver e ouvir muita coisa, porém temos a obrigação de duvidar de muito”.

Então a palavra da vez é questionar!

E é com estas ideias na cachola que convido vocês para assistir o vídeo a seguir, produzido pela empresa RBS de Televisão (afiliada da Rede Globo aqui em SC) sobre a situação do Hospital Governador Celso Ramos no qual estou internado há 16 dias.

PARA ACESSAR CLIQUE >>>AQUI<<< 

____________

As imagens apresentadas ilustram um pouco do vivenciado aqui pelos corredores da Emergência do hospital e sua lógica. Porém, a edição obedece a um rigoroso critério que faz com que as principais denúncias se esvaziem e percam o sentido, ficando a pergunta: “Mas e ae, a responsabilidade é de quem?! O que fazer com tudo isso?!”.

Talvez a cara do representante do governo buscando argumentos para explicar o inexplicável e do próprio apresentador no final da reportagem sejam os indícios mais emblemáticas para traduzir o vazio à pergunta que fica latejando na cabeça: 
"E agora, José?!".


Não acredito na mudança por essa via, antes penso que, neste caso, a mídia seja apenas um instrumento, limitado por sinal, para publicizar questões que se camuflam no nosso dia a dia, para a qual muitas vezes o cotidiano não nos permite olhar.

E mesmo com todas as limitações midiáticas fico muito feliz que mais pessoas possam “olhar” para cá, tomar conhecimento do que ocorre nos corredores desse hospital e ver que para uma alteração na correlação de forças não basta apenas pagarmos nossos impostos, mas exigir e fiscalizar a sua utilização!
Não existe fórmula pronta, infelizmente também não tenho a receita – se é que ela existe! –, mas suspeito que o caminho passe necessariamente pela educação, de preferência radicalmente crítica.



"Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar..."


Rebele-se!

Um comentário:

  1. É interessante isso que voce colocou Arnaldo sobre a midia. Há uma tendencia em nossos discursos e concepçoes sobre ela de encara-la como um sujeito quando ela nao passa de um meio. Esse meio, ao contrario do que possa soar, nao è menor que o sujeito ou menos importante. A condiçao de meio que ela comporta é principalmente como um instrumento, dispositivo... O importante é nao hipostasiar a midia dando-lhe condiçao e status de sujeito. Coisa que eu e voce somos... mas ela nao. No mas assisti o video e embora nao tenha feito nenhum comentario no blog, e nem em sua pagina do facebook, tenho acompanhado sua via crucis a la Severino que como tantos outros nesse corredor só querem ter o (ou um) direito de serem atendidos. Estou morando em Curitiba e irei semana que vem a florianopolis, vi em uma postagem voce com um livro do saramago, tenho quase todos os livros do portugues comunista, queres algum emprestado pra te fazer compania? Abraços ternos e força!

    ResponderExcluir