quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Notícias de corredor - parte 1

Algumas coisas realmente são inacreditáveis, ou quando muito são motes para uma reportagem do "profissão repórter" ou um "furo de reportagem", algo distante que acontece com o outro, em pequenas cidades nos rincões do país... não se engane!


Semana passada, mais precisamente no dia 01 de agosto, ao sofrer um pequeno acidente de moto, fui trazido ao Hospital Governador Celso Ramos pelo corpo de bombeiros e desde então aguardo uma cirurgia para a fratura-luxação que sofri no pé esquerdo. 
A cirurgia, de nome fratura-luxação de Lisfranc, é relativamente simples, segundo o residente que tem acompanhado meu caso, porém o tempo de espera para a sua realização aqui pode demorar até 30 dias. 
Algo não tão incomum, haja visto que encontrei pacientes (literalmente!!!) que estão há espera por mais de 20 dias. Isso num hospital referência do estado!!!


Para deixar a situação um pouco mais dramática, eu e cia ilimitada, estamos "internados" no corredor da emergência do hospital. Minha maca situada no final do corredor principal fica em frente a um Centro Cirúrgico desativado e próximo ao elevador que dá acesso ao raio X. 
Todos que entram pela emergência e necessitam realizar exames como raio X e tomografia passam ao lado dos meus aposentos. Isso praticamente 24 horas por dia, a "festa" não cessa nem mesmo durante a noite. Em média só na última hora contei 100 pessoas, somando funcionários, pacientes, internados, acompanhantes e visitantes.

Em verdade relutei um pouco em expor essa situação aqui neste espaço, mas acredito que dar voz à essas questões seja antes de tudo um dever cívico. Não apenas em meu nome mas de todos que aqui se encontram. É inadmissível que ano após ano continuemos com os mesmos problemas, enquanto se gastam milhões para construir árvores de natal ou iluminar a Beira Mar Norte.

Questões como essas ficam camufladas no cotidiano da população que faz uso do SUS e que na maioria das vezes não tem poder de voz!

Aproveito para deixar aqui o telefone da ouvidoria da Saúde do Estado, para os que assim puderem denunciar tal situação: 0800 482 800

No mais, ficamos aqui... 

Para os amigos que desejarem as visitas são diariamente das 14h às 16h e eu estou embaixo da terceira janela em frente ao desativado Centro Cirúrgico no corredor da emergência do hospital Governador Celso Ramos aguardando uma cirurgia!


Em tempo... 

O centro cirúrgico que menciono no meu relato é o mesmo que o governador Colombo declara que estaria em funcionamento na inauguração da reforma realizada nesta mesma emergência em abril desde ano! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário