quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Notícias de Corredor - parte 6


Já faz alguns dias que não publico notícias da vida deste lado da internação, hoje completando 23 dias.

Desde o último post algumas coisas mudaram: agora tenho uma vaga num leito e uma cama ao invés de uma maca, assim divido o quarto com mais três outros antigos companheiros de corredor ao invés de com todos os pacientes que entravam na emergência do hospital. Resultado das imagens vinculadas na tv?!? Quem sabe...
Pena que as mudanças acabam por aí.




Posso dizer que depois de acionar todos os órgãos responsáveis pela fiscalização da saúde aqui no estado de Santa Catarina (Secretarias de Saúde, Ouvidorias do estado, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros) não obtive nenhuma resposta mais enfática sobre a situação que eu e boa parte dos pacientes enfrentamos aqui no Hospital Celso Ramos.

O MP aliás foi o único órgão que, até o momento, me contatou em resposta. Por telefone a procuradora responsável pelo caso disse que junto com o meu haviam dezenas de outros pedidos de intervenção e que em tempo hábil todos seriam encaminhados para a Secretaria de Saúde para providências.

E o “tempo hábil” qual é?

Nesses momentos é como se a areia da ampulheta não fosse a mesma para medir o passar das horas e aí temos o tempo do judiciário, o tempo dos políticos, o tempo da efetivação das políticas públicas, o tempo das instituições, o tempo de espera pelos serviços públicos básicos, o tempo do... o tempo... tempo.

E claro, essa infinidade de tempos ainda estão condicionados à variação imposta pela condição social do sujeito e as formas que ele dispõe para acessar os mesmos serviços. É tanto assim que aqui nos corredores muitos dos pacientes interpretam toda a situação como algo normal, em que a única solução que se tem é agradecer o atendimento e esperar que ele ocorra no tempo que virá, e que este pode ser o tempo de “quando-deus-quiser” ou “quando-o-doutor-achar-que-tem-que-ser”, enfim um tempo qualquer.



Não interprete meu relato como sendo de todo pessimista, isso não é verdade! Até porque nesses mesmos corredores vi situações de superação, de luta por melhores condições de trabalho, por defesa dos direitos universais preconizados pelo SUS e muita indignação diante da espera e do não!
E essa insatisfação está em toda parte seja partindo dos usuários da política como por parte dos técnicos. Muitas vezes o que precisa ser explicitado são os caminhos para canalizar tais forças dispersas, e aqui poderíamos estender nossas reflexões para como construir esses canais e aglutinar essas reclamações potencializando-as em ações efetivas para a alteração daquilo que está posto, mas vou ficando por aqui...

Antes gostaria apenas de comentar a foto que acompanha esta publicação. Ela foi tirada na única sala de gesso que existe aqui no Hospital Celso Ramos. Em outras palavras, essa é a sala de gesso do hospital referência do estado, um local insalubre, com pouca ventilação e que ainda deve atender todos os casos do hospital... 


Vamos falar em qualidade de serviço e humanização no atendimento?!
Pois é, explicar o porquê a gente até consegue, agora aceitar a situação é que são elas...  




A história, afinal de contas, somos nós mesmos
e o que nossas parcas virtudes
 puderem fazer de nossos destinos incertos.
Nossa responsabilidade é intransferível.
Melhor elaborarmos bem nossas convicções.
Luis Eduardo Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário