terça-feira, 17 de novembro de 2009

DB019 - Eleiçoes estudantis en la UNC

___
No úlitmo dia 26 de outubro rolou aqui na Universidad Nacional de Córdoba as eleiçoes gerais do movimento estudantil. Diferente da UFSC (universidade que estudo no Brasil!), aqui as eleiçoes de todos os centros academicos e representaçoes estudantis (nos consellhos superiores) acontecem na mesma data.

Diferente também é a forma de organizaçao das entidades estudantis, ou seja, os grupos estudantis (e porque nao partidários!) sao instancias que estao presentes em praticamente todos os cursos.



Por exemplo, os estudantes independentes da agrupaçao La Bisagra concorrem as eleiçoes para o centros academicos de Serviço Social, Psicologia, Economia, Direito, e em cada uma dessas escuelas ou facultades possuem estudantes filiados a agremiaçao maior. No Serviço Social esses estudantes sao os Tinku (Tinkunacos).
Totalmente diferente do movimento "pseudoindependente" das universidades brasileiras, aqui a coisa é escancarada mesmo, e os estudantes se orgulham de participarem desses partidos políticos, ou no caso dos independetes de serem "independetes".

O video deste post é um pequeno exemplo da forma dos movimentos estudantis.
É importante dizer que nao imprego juizo de valor ao apresentar tais diferenças entre esses dois espaços sociais, até porque sabemos que tais espaços (a realidade universitária do Brasil e a realidade universitária Argentina) se constituiram por processos históricos diferentes, mesmo que tenham entre si diversas semelhanças. Para um juízo de valor necessitamos de outras ferramentas, o que nao a pretensao aqui.

Quero mesmo é dizer que comparaçao no Serviço Social da UFSC (com todo cuidado nesse exercício!), posso dizer que é impressionante assistir uma processo eleitoral como esse. Em minha universidade só depois de muitos anos tivemos dois grupos estudantis concorrento às eleiçoes para o Centro Academico, enquanto aqui sao no minimo 7 grupos a muitos anos!

Vejam o video ae..... comentem o que acharam!



As imagens foram feitas enquanto rolava a apuraçao dos votos... tudo foi coordenado pelos próprios estudantes...

Detalhe: O coordenador academico do curso de Serviço Social também é eleito pelos estudantes de forma direta (e apenas pelos estudantes!).
No video ele aparece ae no meio da galera, que como todo mundo tem um posicionamento claro de qual lado do muro está!

Essa semana rola na UFSC as eleiçoes para o Diretório Central dos Estudantes e mesmo de longe meu voto vai para a chapa "Canto Geral"!!!

E que as Boas Novas continuem a reinar na Universidade Federal de Santa Catarina....

8]

2 comentários: