sexta-feira, 17 de julho de 2009

Vida loka....

Indo ao supermercado na quarta-feira a tarde me deparei com uma cena que me deixou chocado.... Não sou um cara que me impressiono fácil, apesar de algumas coisas me chamarem bastante atenção, normalmente sou mais distraído e pouco interessado.... mas essa em especial não saiu da minha cabeça.

A foto que estou postando aqui é de um tubo de concreto utilizado para encanamento de esgosto, rios e afins. Mas nesse caso o tubo abandonado na beira de um esgoto estava sendo utilizado como casa!!! Se é que podemos utilizar esse termo para designar o que isso representava para o senhor de uns 40 e poucos anos que estava ali "morando", segundo pessoas ao redor, por uns 12 dias !!!!! O tubo está apoiado na margem de um esgoto de uma avenida movimentada que corta alguns bairros na direção periferia-centro.

"Ele no ínicio não nem tinha porta, era tudo ai mesmo" comentou a senhora do barzinho que vende cachaça em frente, "mas colocou essa tábua que vc tá vendo, para proteger um pouco do frio" continuo e após uma pausa concluiu dizendo "é meu filho, olha o que a cachaça faz na vida das pessoas, esse ae já tentamos ajudar, mas ele volta mesmo, num quer saber de mais nada não, a reciclagem é só pra cachaça mesmo". (...)

Caraca...fiquei de boca aberta... Era como se tivesse levado um murro na cara, toda aquela cena, somadas às justificativas da senhora do bar, parecia tudo surreal... meio que inacreditável....

Fiquei um tempo ali e depois segui meu caminho, registrei o tubo discretamente, caminhei com algumas questões na cachola... Galera que país é esse? Como lidamos com essas questões de moradia, desemprego, abandono? Por essa avenida passa centenas de pessoas diariamente, por que vamos nos habituando com tais paisagens sociais, e nem esboçamos mais reações? E quando fazemos quais são seus resltados???

Voltei hoje de manhã ao local e o senhor não estva mais lá, fui ao bar e perguntei sobre ele.... "Ah o 'homem do tubo'? Então ele tava ali até ontem, hoje num vi não, acho que foi embora, porque nem as tralhas dele estão mais ai", me contou uma garota que estava por ali....

Lembrei de umas palavras do filosófo Levinas quando ele falava sobre a relação dos homens e a ética... Dizia ele que
"é extremamente importante saber se a sociedade no sentido atual do termo é o resultado de uma limitação do princípio de que os homens são predadores uns dos outros ou se, pelo contrário, ela resulta da limitação do princípio de que os homens existem para os outros. Será que o social, com suas instituições, leis e formas universais, resulta da limitação das consequencias da guerra entre os homens ou da limitação da infinidade que se abre na relação ética de homem para homem?"

São indagações.....Na real ainda nem digeri essa história... vou ficar mais um pouco aqui pensando sobre... com a certeza de que a vida eh loka mermão....

8|

Nenhum comentário:

Postar um comentário