quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sobre ombros de gigantes....

Andavámos hoje, eu, a Tamires e Grethi, pelo campus da UFSC depois de almoçarmos no RU, e entre um papo e outro, não me saia da cabeça a primeira prova de estética que tenho a noite.
Sim deveria estar estudando ao invés de estar aqui escrevendo essas linhas, mas a Tami me disse uma frase que me intrigou... ao mesmo tempo que me encorajou a continuar estudando pra prova... :D

"Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei nos ombros de gigantes" (Isaac Newton)

E assim estou eu com essas questões na cabeça:

1. Quais são as críticas a Homero feitas por Platão no livro II da República?
2. Como e porque Platão distingue a educação literária da educação musical (em sentido estrito), se ambas são formas de educação da alma (musical em sentido amplo)?
3. Por que a epópeia é prejudicial à formação de guardiães? Como ela os afeta negativamente?
4. O que é a "questão de estilo", isto é, uma investigação que não se pergunta pelos temas da poesia (heróis e deuses)?
5. Por que o estilo é decisivo para saber que tipo de poesia será aceita em uma cidade justa ideal?
6. O que Platão sugere, no livro III, que se faça com os poetas trágicos (aqueles que corriam a Atenas para disputar festivais trágicos) em uma cidade ideal?
7.Há um tipo de poesia aceitável na cidade justa ideal?
8.Há um tipo de música ac
eitável na cidade ideal?
9. Passemos agora à retomada do tema da arte no livro final da República. Há aí alguma forma de poesia que seja considerada educativa e aceitável numa cidade justa?
10. Explique por que, na sua opinião, Platão de
ixa de considerar a possibilidade de uma poesia narrativa (não-imitativa). Você acha que Platão mudou de idéia entre o livro II e o X da República?
11. Explique por que a arte está afastada da verdadeira realidade três graus.
12. Explique a comparação entre Homero e o homem que carrega o espelho. Como as belas-artes podem ser comparáveis à mera produção de reflexo?
13. Explique por que, ao ver de Aristóteles, nem Empédocles nem Platão são artistas, apesar do formato aparentemente literário e artístico empregado.

14. Quais são as duas causas naturais da poesia?
15. Como Aristóteles narra o surgimento e o desenvolvimento da tragédia?
16. Qual a definição aristótelica de tragédia?


Pois bem, essas são as questões que terei que saber na hora da prova.....ehehhehe entre elas a professora vai pedir 5 questões.....

Espero que eu tenha um gigante pra me apoiar....



....Espero mesmo!!!!

8]

Nenhum comentário:

Postar um comentário