terça-feira, 8 de março de 2011

No dia das mulheres: são dois pra lá, dois pra cá!

______

Nessas férias em Sampa encontrei alguns vinis que há muito não escutava e dentre eles um com 14 músicas interpretadas por Elis Regina...
Escutei exaustivamente esse disco, que tocava com o ranger da agulha da vitrola pressionada com uma moedinha em cima para não pular tanto... coisas que já não vemos mais por ai!

Dancei algumas com a minha mãe enquanto preparávamos a comida de um domingo lá, enquanto ela me falava como aquelas canções embalavam suas noites... E como era emocionante ouvir Elis cantar...

___

Uma em especial ficou em minha cabeça: Dois pra lá, dois pra cá de João Bosco e Aldir Blanc.
Já conhecia a música, me lembrava do refrão... mas dançá-la com a minha mãe e depois ouvir dela o quanto a música representava o universo feminino me deu um outro olhar... não apenas para a canção em si, mas para a relação que ela expressa...

Para quem não conhece...



______

Então, hoje, neste dia 08 de março aproveito para dedicar este post a todas as mulheres e as particularidades do seu universo... 
Acredito que desde a composição desta música muita coisa mudou, os boleros já são "demode" e quase não se combina mais os brincos com o colar... porém, o "bandeidi" ainda tem uma ponta torturante no calcanhar...
E elas, mais do que ninguém, sabem o quanto tudo isso incomoda...

___

Pensando assim, aqui, mesmo que sutilmente, há também o esforço de entender a luta que as mulheres tem numa sociedade ainda desigual...

Vale a alusão, se é que me entendem!

____

À todas as mulheres da minha vida: são dois pra lá, dois prá cá!

__________

Pra fechar.... o balanço e a voz forte da caboverdiana Cesária Évora




____

Do dia: "Vem correndo ser feliz"

8]

p.s. Um parabéns especial a minha prima Niara que hoje completa 6 anos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário