segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Semana Feesshionn Paulistana

____

Pra entrar no clima fesshionnn da semana de moda de sampa e descobrir tudo o que você (NÃãÃãÃoOoOOOooo) vai usar no próximo inverno, posto nesta segunda-feira de calor e sol alguns videos dos desfiles que rolaram no fim de semana na Fashion Week Paulistana.


____







___

Amapô


____

Neon


_______

Reinaldo Lourenço


____

Para ficar por dentro das notícias do mundo fashionista vale um clique na cobertura do >>Terra<< ou no >>>site oficial do evento<<<

__

E já que o assunto é moda vai ae um som retirado do novo "LP" da senhorita Gaga remixado exclusivamente para o desfile da multifacetada grife Thierry Mugler.
Se as roupas da coleção não te apetecem... se console com o som que em breve não sairá da sua cabeça... ¬¬

A grife francesa se apresentou na última semana de Paris (19/01), com ares e pompas de ser a mais esperada no evento entre os novatos. Suas apostas para o inverno 2011 foram assinadas pelos estilistas Sébastien Peginé e Romain Kremer.
A frente da direção criativa estava o badalado Nicola Formichetti.

Os críticos atribuem tamanho frisssooumm justamente à campanha publicitária empreendida meses antes do desfile e à expectativa de ver Lady Gaga na direção musical.

As fotos publicadas aqui são do material de divulgação... e algumas informações do brrog da Alline Cury.

Eis o crrripe:


_________

Pra fechar vale comentar do show do Exaltasamba "de gratís" na Praia Grande, litoral sul de Sampa ... presença de 200 mil pessoas e um tempo de espera de 2h e 30min... emoção que não acabava mais... uheueheuh

E do crrrássssicooo que rolou no Estádio 1° de Maio entre São Bernardo e Curintians pelo Campeonato Paulista... empate de 2 a 2 com direito a presença do Lula com camisa meio a meio... auheuahe... Foi legal ver o Bernô em ação!

Fim de semana mais popular que esse impossible...

=P

___

Do dia: "Gatinha cê gosta mais de Red Label ou Ice?!? Pra mim tanto faz ou Red Label ou Ice" (Resquício do fim de semana)

8]

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Quando o lixo vira arte, os catadores vão para o museu?!?


_______

Há alguns dias atrás comentei aqui num dos primeiros posts de 2011 uma cena que havia presenciado nas redondezas da minha quebrada, o fato era em relação à uma família que sobrevive da "coleta seletiva" e de "materias reciclados" encontrados pelas ruas da cidade ou doado por outros!

Para aqueles que desejam conhecer a história vale um clique >>>aqui<<<

Pois bem, gostaria de discutir novamente esse tema: Aqueles que vivem "reciclando" "coletando" "(re)aproveitando" o que a maioria dos mortais joga no lixo... agora com um viés no campo da arte.

Antes, porém, vamos aproveitar o post e dar uma olhada nos indicados ao "maior" prêmio do mundo cinematográfico...o Sr. Oscar... São eles: >>listinha bunita aqui<<

_____

Entre os indicados desse ano, no meio das "surpresas" e "decepções", estão o documentário politicamente correto baseado no trabalho do artísta plástico brasileiro Vik Muniz. O doc "Lixo Extraordinário" é uma parceria entre Brasil e Inglaterra (auheuaheu).
O longa apresenta o cotidiano dos trabalhadores do lixão do Jardim Gramacho, um dos maiores da América Latina, localizado na cidade de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro.
A idéia inicial é retratar o trabalho do próprio Muniz por meio dos materiais recolhidos pelos catadores. Cabe aqui uma resslava para o debate ecológico tão popular em nossos dias, o filme também passa por essas vias.
Mas é nas entrelinhas que ele toca num ponto relevante, ao menos pra mim: a finalidade da arte contemporânea.
Afinal, a arte tem uma finalidade? E qual seria seu papel em nossa sociedade?
___






Num tempo em que tudo tem o seu apelo estético, o documentário salva-se pela tentativa de apresentar o mundo pelo olhar dos catadores...

No mais o que fica é um esforço de "vender" uma imagem de engajamento político com um alto apelo estético... como se os produtores buscassem politizar a arte, sem ao menos se questionarem o porquê tal ato seria importante no cotidiano daquelas pessoas.

O mais impressionante é o esforço de Muniz de tentar "iluminar" e "resignificar" a atividade laboral daqueles sujeitos do lixão, na busca por uma superação do cotidiano.
____
Assistir esse doc me lembrou muito as ações realizadas pela classe média da zona sul do Rio em suas manifestações contra a violência urbana.
Um exemplo são as cruzes negras dipostas na praia de Copacabana ou os carrinhos de supermercados com supostas vítimas circulando nas calçadas do Leblon.
Ações como estas colocadas em prática por organizações não governamentais, a Rio de Paz neste exemplo, embora tenham um efeito midiático expressivo na imediaticidade, não rompem a barreira do clichê: a concessão da palavra e o olhar da benevolência dos ricos para com os pobres.

______

De fato foi impossível terminar de assistir o documentário "Lixo extraordinário" e não se perguntar: Como será que essas pessoas continuam vivendo e trabalhando naquelas condições?!?!? \0/

__________

Talvez uma das exceções entre esses documentários que buscam engajamento político por meio da arte seja Estamira:

"
A minha missão além de ser a Estamira é revelar a verdade, somente a verdade, seja a mentira, seja capturar a mentira e tacar na cara ou então ensinar, amostrar o que eles não sabem, os inocentes, não tem mais inocentes, não tem. Tem esperto ao contrário.
"
profetizava Estamira...

______

Do dia: "Nós assistimos televisão também, qual é a diferença?" (Renato Russo)

8]

ps. To be continued...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Um barco que veleja

_____

De férias e sem tempo de atualizar meu brrrog... =/

Trago um som do exministroregueiro Gilberto Gil



Eu vou...

"
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja
"



Em tempo: Registro os parabéns para o amigo Teago pelos seus 25 anos completados amanhã... tah ficando velhinho hein cara... heheheh
Sucesso sempre!


_____

Do dia: "Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar..." (Pela Internet)

8]

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Parabéns Mãeeeee

___

Como não podia deixar de ser estou aqui pra lembrar o niver de umas das pessoas mais importantes na minha vida: a senhorita Maria Helena, vulgo "minha mãe".

Quantos anos?! Então a vela encima do bolo era um ponto de interrogação?!?! auheuahe
A foto aqui postada foi tirada ontem durante a festa... depois de receber um presente (oi?) confeccionado especialmente para ela das mãos do meu tio Sandro...

Obrigado por sua alegria contagiante ... ela contamina todos em sua volta!!!

O fato é que dia 12 de janeiro essa jovem "senhora" sapeca completa mais um ano de vida...
E gostaria de dizer que foi muito bom ter compartilhado esse dia contigo...

Sem muitas delongas: ser seu filho é sensacional!!!

Parabéns com todo meu carinho e amor!!!
E que este ano seja especial para você mãe!




____

Do dia: "Como é grande meu amor por você!"

8]

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sou Bernô


____

Está tudo pronto para começar o campeonato Paulista 2011, e entre as estréias dessa temporada teremos, nada mais nada menos, que o Tigre do ABC!!! ....ops... não sabe do que estou falando?!?!

Ehhh

Ooo São Bernardo Futebol Clubeeee

Enfim o Bernô está na primeira divisão do Campeonato Paulista!

Cumã?! É isso msm, nem eu acreditei... auehaueh mas depois do São Caetano e do Santo André, agora é a vez do São Bernardo despontar para a elite do futebol paulista.

E olha que desde de que me entendo por gente o time da minha cidade nunca tinha passado na divisão de várzea do campeonato Paulista, mas nesse ano tudo será diferente....

A felicidade é completa agora que ganhei até a camisa oficial do time...
Então tá combinado: dia 15 de janeiro temos um encontro marcado no Estádio 1° de Maio pra ver a estréia do Bernô Futeba...

Agora é rumo ao Brasileirão 2020.... auehauheauhe
A esperança deve ser a última que morre! Siempre...

P.S. Só falta agora eu decorar o nome dos jogadores.... ;D
_________

Para mais informações da Tabela do Campeonato >>crrrica<<


E para conhecer o Bernô Futebol Clube vaaaaiiiii >>> http://www.saobernardofc.com.br

____

Do dia: "Comer, rezar e amar!"

8]


sábado, 8 de janeiro de 2011

Em tempos de aguaceiro, aproveite quando a maré encher!

______

Depois de todas as festas... desejos para um mundo melhor... correntes de oração, 7 ondas, churrasquim, funk, uvas, av. paulista, lentilhas, bombas bantons, mojitos, panetones e promessas afins... cá estamos nós traves!

O tal de 2011 começou gente... um turbilhão... em minhas pacatas férias na cidade que nunca dorme, estou sendo brindado com a chuvarada do mês de janeiro, interessante que mesmo com o ano novinho em folha parece que pouca coisa mudou!
Até as pautas jornalísticas parecem serem as mesmas dos anos anteriores... "chuvas torrencias seguidas de desabamentos, mortes, ausência de políticas públicas e descaso com a população por parte dos governos municipal e estadual". Até parece piada pronta, Macaco Simão!? ...
"oooo sempre mais do mesmo!" deve estar gritando Renato Russo.

___

Mais assim, para além dessas questões, meu primerio post de 2011, vem com outras indagações... (rimou?!? segue a rima então...)

O bairro em que passo minhas férias em Berno City, no qual ainda mora minha família, pode ser caracterizado como um conglomerado de bairros perifericos, tudo junto e misturado, sim uma junção de vários bairros populares bem típico do subúrbio paulista: aqui vemos de tudo, de coisas boas a ruins, tudo salta aos olhos até para os mais desatentos... é uma vida que se aproxima muito daquela letra da Nação Zumbi - Quando a Maré encher (composição de Fábio Trummer/Roger Man/Bernardo Chopinho) ...

"
É pedra que apóia a tábua, madeira que apóia a telha
Saco plástico, prego, papelão
Amarra corda, cava buraco
Barraco: moradia popular em propagação
Cachorro, gato, galinha, bicho de pé
E a população real convive em harmonia normal
Faz parte do dia a dia, banheiro, cama, cozinha no chão
Esperança, fé em Deus, ilusão..."



______

E nesses dias "andando por entre becos e coletivos" da minha quebrada me deparo com uma cena que ficou registrada como um filme em minha cabeça:

Uma senhora conhecida aqui da localidade (em bairros assim todos se conhecem!) com seus já 75 anos puxava uma carroça grande, dessas feitas para carregar ferro velho, plástico e tudo mais que possa ser trocado ou usado. A carroça estava lotada de muitas dessas coisas que se encontram pelas ruas, num português ecologicamente correto "a reciclagem"!
Ao seu lado vinha sua neta de uns 12 anos puxando outra carroça grande tanto quanto em direção à sua casa. Uns metros mais atrás a filha da senhora, mãe da neta, descansava ao lado da sua carroça também, pra depois seguir na mesma direção.

Fiquei pensando cá com os meus botões nas gerações ali presentes: filha que um dia foi mãe e que agora já é avô, filha que um dia foi filha e agora é mãe, filha que ainda é filha e também neta e que um dia poderá ser mãe e avô... Todas marcadas pelas mesmas questões... um ciclo perverso de continuísmo... como um rio que corre seguindo a mesma direção...

Fui andando para o meu destino com uma questão fixa na cabeça: como alterar esse ciclo?!?!
Como romper com ele dando novos contornos para a realidade posta em nosso cotidiano... ??!?!?!?

Eis a pergunta que não quer calar...


______

Mas tarde entre diálogos com os amigos que tiveram como tema esse fato, fiquei sabendo que a avô trabalha há bastante tempo como catadora...
A mãe tem mais 8 filhos e está grávida do próximo, e aquela não era sua filha, mas sobrinha...
E que a menina tinha deixado a escola para ajudar a avô com a "reciclagem!"....

____________

......

__



_____

Do dia: "Tomar banho de canal quando a maré encher..."

8?