sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

The end has no end

Semana que antecede às aulas na faculdade.
Várias expectativas para, enfim, começar o ano novo.

Acredito que não poderia ser melhor, estou num momento meio "love with myself and the world".

Pra fechar as férias com chave de ouro vou à praia, assim que terminar o famoso artigo para o CBAS em está sendo parido em companhia da Aline e Majo.



Apenas caminhar na areia...

...

8]

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Só é lutador aquele que luta consigo mesmo

Estive aqui pensando no por que adiamos tanto algumas coisas na vida. Por que às vezes sentamos na frente do PC e fazemos milhões de coisas, mas dificilmente conseguimos dar cabo àquilo para o qual fomos até lá.

Essa semana estou preparando um artigo para enviar à um congresso. E eis o dilema!

Tá talvez o problema seja o tema que eu escolhi. Talvez eu não tenha tanta leitura, talvez eu não consiga articular as idéias sob pressão e talvez o prazo aumente e eu tenha mais tempo.

Em verdade se pararmos para pensar sobre outras coisas do cotidiano veremos que muitos de nós protelamos (pra ficar um termo bonito) ou emburramos com a barriga (se optarmos pelo popular) as muitas questões que temos pendentes que vão desde aquela faxina no guarda -roupa cheio de tralas até ao término de um relacionamento.

Às vezes ainda nos enganamos pensando que com o fechar dos olhos, ou com o passar dos dias as coisas se resolverão (o prazo para envio será ampliado, um dia terei um guarda-roupa autorganizavél, ... e por aí vai!).

A idéia de que o "tempo resolve" talvez seja apenas meia verdade. Com o tempo as coisas podem perder o brilho e, talvez, a importância no baú do esquecimento, o que pode nos dar a idéia de solução, mas no fundo adiamos. E aí reside a outra parte da história, ao adiarmos o que está pedente também adiamos o que está por vir. Sabe aquela idéia de que "só abrimos uma porta quando fechamos outra"? É meio essa a lógica.

Tudo bem que não podemos solucionar todos as questões ao nosso tempo, mas observem essa divisão valorativa dos "problemas": Qdo eu era criança frequentava uma religião evangélica e em um desses sermões o responsável pelo culto disse uma "fórmula" que ficou gravada na minha memória.

Há 3 tipos de problemas, dizia ele, e esses são os responsáveis por todo tipo de ansiedade.

1 - Aqueles que só depende de você e é o momento de resolver.
2 - Aqueles que só depende de você, mas ainda não é o momento de resolver.
3 - Aqueles que não depende de você e nem é o momento de resolver.

Ele conclui dizendo que na maioria das vezes nos fixamos na resolução do terceiro tipo de problema, ou seja, desperdiçamos nossa energia nos pre-ocupando com questões que estão longe do nosso alcance ao invés de nos concentrarmos nas que nos competem hoje.

Pois bem, dificíl nessa análise é descobrir as razões pelas quais adiamos e deixamos o hoje para depois.

Sinalizo duas que ao meu ver se mesclam:

*Medo de errar/arrepender-se/equivocar-se: por mais saudável que seja sentir medo, ele tem a função de paralisar nossas ações, e vem sempre acompanhado das perguntas: Será que eu consigo? Como vou começar? Será que vai ficar bom?

*Erro de dimensionamento: Muitas vezes aumentamos e suprevalorizamos o problema, um texto de 10 páginas ganha o status de um TCC, quiça de dissertação; "a coisa" (pra não dizer o mostro!) parece ser tão grande que merece toda uma preparação prévia para enfrentá-lo. Com tanta preparação desistimos antes mesmo de começar.

Talvez a solução seja dar o primeiro passo e aventurar-se. Imprevisivelmente.

Drummond no livro "Um EU todo retorcido" nos exorta que só "é lutador aquele que luta consigo mesmo". Com todo seu carinho e ternura Drummond sabia dos perigos existentes em cristalizarmos da certeza dos sábios, em fecharnos sobre nossas vontades, presos em nossas verdades. Ele não estava apenas dizendo que vez por outra deveríamos nos contrariar, sermos o "não-ser", sair do nosso bem estar, mas também que essa luta nos tornaria mestres (exímios lutadores!!!).
A negação do ser (não-ser) nos transformaria em um outro ser, e essa seria dialeticamente a nossa luta. A eterna aventura de viver!
No mesmo poema Drummond confessa: "E cada instante é diferente, e cada homem é diferente, e somos todos iguais. No mesmo ventre o escuro inicial, na mesma terra o silêncio global".

Se é assim, o melhor é voltar ao texto do CBAS.

Aliás, devaneios pra que te quero?!?!

8]

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Oh Oh seu moço do disco voador

Hoje é domingo missa e praia céu de anil!

...




.....

Domingueiraaaaaaa de sol e calor na Ilha de Santa Catarina.

8]

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Viagem ao MST-Mafra

Esse vídeo foi gravado numa viagem ao Assentamento do MST em Mafra em Março de 2009 com a turma de calouros do curso de Serviço Social.

Galera bacaninha!!!





Otemo findi semana pra geral!

8]

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Aos sobreviventes os meus parabéns!!!

Se você está lendo essas linhas significa que sobreviveu a mais um carnaval. Aeeeeeeee!!!!
Parabéns!!!
Como podem ver eu também sobrevivi!!! E olha que não foi tarefa fácil!!!
Foram dias cantarolando as marchinas de carnaval, pulando atrás dos diversos blocos pelas ruas de Floripa, tomando todas com os amigos de sempre e aqueles de 5 minutos que encontramos pelo caminho. Histórias que precisam ser divulgadas para o bem da humanidade! Por hora adianto apenas que fomos felizes!

Na verdade sempre desejei que meu blog tivesse um espaço pra gafes do cotidiano.... (:

Como não tenho vocação pra Nelson Rubens (eu não tenho!!!!) deixo esse papel social para os programas das tardes televisivas. Mesmo assim não vou me eximir da responsabilidade de partilhar com os que aqui passam alguns fatos curiosos desse feriadão.

São eles:

O Beijoqueiro: O título fica com um amigo que beijou ao mesmo tempo a mãe e a filha!!!!

Só se for do Rio: Depois de dar um toco enorme num gostosão a guria vira e pergunta de onde ele é, o cara diz: sou do Rio pow! Ahhhh então eu te beijo!!!

Cuidado com o absorvente: No meio da galera do nada o fulano do lado é atingido com um absorvente voador, detalhe: ficou todo vermelhim!!!

Pra lugar nenhum: Antes de subir num ônibus certifique do seu destino, pra não ser acordado 40 minutos depois e descobrir que ele não vai pra lugar nenhum!!!

Quem fala o que quer: Dançando do lado de uma gata o amigo vira pra ela e diz: "Pow que delicia essa sua amiga ae, rebolando até o chão, toda assanhadinha, já você faz a linha mais comportadinha, neh? A gata vira e diz: "Boa não, ela é ótima, é minha filha"!!!

P.s. Os nomes foram omitidos por questões éticas!!! uhauhauhauhauh

Pra não perder o pique... Ivete e a música mais grudenta do carnaval:

E eis que chegamos a mais uma quarta-feira de cinzas!

Otemo restim de semana a todos!


8]

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

AlalaÔôÔôôÔ

Então já é carnaval em terras tupiniquins.

Confesso que tinha feito outros planos para esse época do ano, planos tão diferentes, mas tão diferentes que olhando pra esses dias agora nem parece a mesma vida!

De tudo ficou a certeza:

1-Planejar é a alma do negócio, mas não é o negócio inteiro;

2-A realidade pode ser cruel, empolgante, feia, diferente, engraçada, surpreendente, mas sempre será a realidade;

3-Esteja pronto pra reformular todas as certezas que você carrega consigo, sobretudo aquelas que dizem respeito aos seres humanos;

E a principal de todas: "TENHA SEMPRE UM PLANO B"


No mais, agora é hora de vestir a fantasia (seja ela qual for!) botar o bloco na avenida e curtir a festa!!!
Otemo carnaval a todos.

Ah! e é sempre bom lembrar "use camisinha!"

8]

P.s. Praqueles que não suportam os dias de folia respirem fundo, afinal são apenas 4 dias!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Presente da Fê

Outro dia uma amiga baiana deixou essa música como scrap pra mim!

Me identifiquei com a letra... afinal vez por outra estamos caindo, e já que é pra cair, que seja livre!!!

"Lá vamos nós outra vez em queda livre, não há como parar nem onde segurar, só nos resta ir, mas é boa a sensação de estar caindo.
É tentar relaxar e se deixar levar sem se debater, assim eu vou descer em queda livre.
É bom manter a atenção ao curtir a paisagem, às vezes ver o céu, às vezes ver o mar, passar um avião, só há um modo de aprender, e é caindo.
Vou ter o que contar aonde quer que eu vá e todos vão saber que eu só sei viver em queda livreEu posso gritar, iinguém vai me ouvir, não vou incomodar.
Nem quero saber onde eu vou cair, pois pra mim tanto faz, e vou seguindo.
Sempre a primeira vez é mais difícil, tentar sentir-se em paz, pensar em nada mais vendo-se cair, mas, ao invés de temer eu paro e penso:"Outro jeito não há, já que eu tenho que estar solto a descer, o jeito é curtir a queda livre".
Só te peço um favor se você está me ouvindo, se você se lembrar e não se incomodar, meu querido irmão, cante essa canção se o meu fim for o chão".

Valeu Fê pelo carinho.
E lá vamos nós outra vez!!!

8]

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Guernica em 3D

A arte sempre tem o dom de surpreender...
No vídeo do post de hoje o quadro pintado por Pablo Picasso em 1937 foi todo reproduzido com a técnica 3D.
Guernica foi exposto pela primeira vez no pavilhão da República Espanhola. A obra denuncia o bombardeio que a cidade espanhola, que dá nome ao quadro, sofreu no dia 26 de abril de 1937 por aviões alemães que apoiavam o ditador Francisco Franco.
O quadro pintado em preto e branco no estilo cubista hoje está exposto em Madrid.
Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular. Com o posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.
A transformação 3D que o quadro recebeu deu uma nova forma de observar essa já consagrada obra.




8]

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

All single ladies and germans

Com a onda Beyoncé aportando pelas terras tupiniquis nada melhor do que comemorar seu bota fora com um vídeo da coreografia da música "All single ladies" realizado por 100 ladies em Londres. Beyoncé é assim... um pop que gruda!




O outro vídeo recebi do Jonas, um amigão de sampa. Pow cara legal esse vídeo! Mostra que por mais ridículo que possamos ser sempre tem uns loucos para te seguir. Ou ainda que o importante é ser feliz e mais nada!
Energias positivas pra você irmão, e obrigado pelo carinho de sempre!




E pra geral... carnaval cheganduuuuu!!!
Otema semana ae!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Quem jamais esquece não pode reconhecer

Tá procurando um lugar pra se divertir com a galera?!?!?
De preferência que o lugar tenha uma música boa, um clima legal e ainda seja acessível ao seu bolso?!?!

Seus problemas acabaram... Se você curte um samba de raiz o lugar certo é no Sambaqui, o Rancho do Neco!

O galpão de pescadores deu lugar a um charmoso rancho, reduto tradicional de samba raiz de Floripa. Ao decorrer da noite os músicos vão se revesando no comando da banda, é samba que não acaba mais! Um lugar aconchegante, com gente bonita e animada!
Aberto todos as sextas e domingos é diversão na certa.
Se passar por lá não deixe de pedir a caipiroska de cachaça.... otema!

"Hoje o samba saiu, lá lalaiá, procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais esquece não pode reconhecer..."



8]

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O cara que dança no ônibus

Aqui estou novamente... Já nos preparativos para o carnaval fui hoje conhecer o BERBIGÃO DO BOCA.
Debaixo de um solzão escaldante, mesmo beirando às 18h, uma galera se reuniu para cantar, dançar e seguir esse que é um tradicional bloco do carnaval de rua de Floripa.
E a cia não podia ser melhor: a dupla Danuza e Tamires.

Mas, o ponto alto da baladenha foi mesmo a volta pra casa. Depois de nos despedirmos da Du, eu a Tamires entramos no ônibus da linha "UFSC Semi-direto" e sentamos de costas para o motorista.

Quando bem na minha frente me deparo com um homem cantando e dançando um forró no meio do busão. Cômico!!!
A cena foi muito hilária, mas até ai tudo bem! Noite de carnaval, o cara podia estar empolgado!!! Mas não.... nessa hora a Tamires vira para mim e diz "Arnaldo Arnaldo esse é o cara que dança no ônibus". huauhahuahuahu Como assim??? Dançarino do busão???

E não é que o cara é conhecido assim mesmo.

Ele sempre pega esse ônibus para voltar pra casa e sempre está dançando e cantando... com os fones estralando nos ouvidos.... a música des-afinada ele vai de um lado pro outro, desce até o chão e se diverte!!!

Díficil mesmo foi controlar a minha vontade de ir dançar com o tiozim. Ele parecia estar muito feliz com tudo aquilo, livre, sem vergonha dos risos das pessoas. No intervalo de uma música e outra dava alguns informes como: o dia que acaba o horário de verão, o próximo bloco que desfila no carnaval de Floripa, e por ai vai. Não aguentei e cai na gargalhada, a cena era muito hilária, tanto que para mim parecia algo surreal...

Foi uma tarde feliz!!!

8]